Na <i>TAP</i> luta-se por salários justos

Cerca de 500 trabalhadores de terra da TAP concentraram-se, dia 18, em protesto contra o congelamento dos salários, diante do edifício da administração, no aeroporto de Lisboa, convocados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, SITAVA/CGTP-IN, e avançaram com pré-avisos de greves de uma hora, à saída e à entrada de cada turno, entre os dias 7 e 13 de Julho.
A greve continuará nos dias 16 e 30 do próximo mês, entre as 15 e as 17 horas, para que todos possam participar em plenários, concentrações e protestos, diante da administração. Mantém-se também a greve às horas extraordinárias iniciada dia 21 e que prosseguirá até, pelo menos, 31 de Julho.
No plenário, diante da administração, foi aprovada uma moção, onde se salienta que os resultados de 32,8 milhões de euros obtidos pela TAP, em 2007, permitem a revisão salarial proposta pelos trabalhadores.
«Não está a ser respeitada a Lei da Contratação Colectiva em nenhuma empresa do Grupo TAP», acusa-se na moção aprovada.


Mais artigos de: Trabalhadores

O pior continua no Código

A CGTP-IN entregou ao ministro do Trabalho, dia 19, uma análise às propostas de revisão do Código do Trabalho do Governo, rejeitando os seus conteúdos mais gravosos e sugerindo alternativas.

À espera das reclassificações

Os trabalhadores da autarquia de Lisboa iam concentrar-se ontem diante da Câmara, para exigirem as reclassificações profissionais, respeito pelos seus direitos e condições dignas de trabalho.

Acção geral de protesto e luta

Porque «esta revisão das leis laborais, a carestia de vida, as pensões e os salários baixos são inaceitáveis», a CGTP-IN apela à participação, sábado, na Acção Geral de Protesto e Luta.

Atentado à escola inclusiva

A Fenprof enviou, dia 17, ao director-geral da UNESCO, uma denúncia contra o Governo, por estar a «colocar em causa princípios fundamentais da escola inclusiva». Segundo a federação, o Governo está a utilizar a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da Organização Mundial de Saúde (CIF) como...

Queixa contra Estados Unidos

Foi entregue, dia 17, no Tribunal de Angra do Heroísmo, a primeira queixa de um trabalhador português contra os Estados Unidos da América, por incumprimento das actualizações salariais nos vencimentos dos trabalhadores portugueses na base militar norte-americana.A acção, movida pelo Sindicato dos Trabalhadores de...